Dicas de segurança para sites WordPress

  • por
Dicas Wordpress

Contar com dicas de segurança para sites WordPress é fundamental para manter seu site funcional. Como você vai ver, as dicas são muito simples, mas fazem toda a diferença, protegendo suas informações e de seus usuários.

Como manter o site WordPress sempre seguro? Esta é uma dúvida que muitos têm, considerando que um site retém informações importantes sobre os administradores e usuários.

Isso porque o site de sua empresa é a vitrine para o negócio, e precisa estar funcionando plenamente; sendo assim, quando alguma informação é comprometida, sua empresa pode ficar vulnerável.

Pensando nisso, trouxemos 9 dicas de segurança para sites WordPress que podem ajudar você a tornar seu site mais forte e livre de ataques de hackers. Veja a seguir!

Confira 5 dicas de segurança para sites WordPress

Proteger a vitrine da sua empresa e garantir que todas as informações estão seguras é muito importante para seu negócio. Por isso, é necessário que você tome alguns cuidados para reforçar o acesso ao site:

  1. Não utilize o termo “admin” no login do seu site, escolha outro nome ou até um e-mail;
  2. Obtenha o certificado SSL;
  3. Mantenha temas, core e plug-ins sempre atualizados;
  4. Utilize senhas fortes;
  5. Faça backups com frequência;

Como contratar o certificado SSL

O certificado SSL é fundamental para qualquer site, pois garante a segurança das suas informações e também de quem acessa seu site. Para obtê-lo, entre em contato com o seu servidor de hospedagem.

Além da proteção, o certificado SSL ajuda a ranquear melhor o site, considerando que o Google dá preferência aos sites com segurança atestada. Sendo assim, o certificado se torna essencial para todos os sites.

Mantenha os sistemas e plugins sempre atualizados

Outra dica fundamental é manter todos os sistemas e plugins do seus site atualizados. Isso é importante porque quando um plugin (até mesmo o tema de seu site) não está atualizado, podem ocorrer falhas no desempenho da página, que além de atrapalhar a experiência do usuário, também deixam o site mais vulnerável.

Use senhas fortes

Já falamos anteriormente sobre a necessidade de colocar senhas em vários momentos, para impedir o acesso ao sistema. Porém, vale lembrar que a senha precisa ser forte. Sendo assim, nada de colocar o primeiro nome, data de nascimento ou sequencia simples de números, pois os hackers utilizam softwares de combinação de caracteres que tornam ataques muito simples.

Para criar uma boa senha, vale a pena utilizar geradores de senhas, que misturam letras, números e caracteres especiais. O gerador de senhas pode ser utilizado em todas as senhas que você for adicionar ao sistema.

Faça backups com frequência

Uma maneira de manter seu site e suas informações sempre seguros é fazer backups periodicamente. Dessa forma, se o sistema for invadido ou sofrer alguma alteração indevida, você poderá recuperar tudo com mais facilidade, em apenas um clique.

Para não esquecer do backup, você pode utilizar plugins específicos para esta função, que fazem o serviço automaticamente.

Conclusão

Manter seu site sempre seguro é fundamental para que suas informações pessoais, as de sua empresa e também do usuário que acessa o site sejam guardadas. Para isso, é preciso apenas seguir algumas dicas práticas e simples, mas que criam várias barreiras e afastam hackers de acessar seu conteúdo.