Dicionário WEB

Que tal saber um pouco mais sobre o significado de alguns termos técnicos que permeiam o universo dos profissionais de criação de sites?

As dúvidas são muitas, portanto resolvemos selecionar alguns termos comuns. Confira:

API: o que em português podemos chamar de Interface de Programação de Aplicativo (Application Programming Interface), trata-se de um conjunto de padrões de programação que permite a construção de aplicativos.

Framework: uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software e cria uma função genérica. No caso, ele pode cumprir um papel específico durante a programação.

HTML: o HTML foi definido formalmente na década de 1990, e de certa forma mudou totalmente o rumo da internet. Ele pode ser definido como uma linguagem que é utilizada para produzir páginas na web que podem ser interpretadas pelos navegadores. São “etiquetas” com códigos que, combinadas, definem os traços de uma páginas.

HTML5: uma nova versão do HTML e a que mais se assemelha à chamada web semântica. Como ele conta com um código específico para cada mídia fica mais fácil e rápido navegar na inernet.

Mockups: muito utilizado por designers e web designers, o mockup é uma peça em tamanho real (pode ser uma maquete também) de algum produto e serve para demonstrar como este ficará na fase final.

Open source: é um código aberto, ou seja, qualquer ferramenta gratuita e aberta aos desenvolvedores.

Responsivo: um site que possui um design responsivo é aquele capaz de se adaptar a múltiplas proporções de telas ou resoluções. Por exemplo, um site que é capaz de se adaptar à tela de um celular ou tablet com a mesma experiência de um desktop responsivo.

MGF Arte
Criação de Sites

Autor: MGF Arte Criação de Sites