COMO FAZER MELHOR USO DOS SERVIÇOS DE NUVEM

Apesar de muito difundido, ainda é comum de ver alguém comentar que perdeu um arquivo ou pois não o salvou em nuvem. As dicas a seguir podem o ajudar a melhor integrar os serviços de armazenamento em nuvem no seu dia a dia.

Apesar de simples, é sempre bom reforçar a ideia de aproveitar dos aplicativos oferecidos pelas empresas. O OneDrive, por exemplo, já vem com o aplicativo instalado no Windows 8.1. Enquanto o Dropbox e o Google Drive oferecem os aplicativos no site oficial.

Com eles você pode sincronizar pastas do seu PC e não se preocupar em ter de parar tudo só para fazer o upload de alguns arquivos. Isso é o primeiro passo para criar rotinas e garantir que não esqueceu nenhum arquivo fora da nuvem.

CRIE UMA ROTINA

Talvez a etapa mais difícil seja criar uma rotina para salvar os seus arquivos, é por isso que os programas citados acima ajudam.

Imagine que você acabou de descarregar as fotos de sua câmera digital. Algumas pessoas salvam elas nos meus documentos, outros em Minhas imagens ou até mesmo na área de trabalho.

Ao invés de fazer isso, comece a salvar as imagens na pasta do seu armazenamento em nuvem preferido. Por exemplo, o Dropbox cria uma pasta nos favoritos onde você pode muito bem jogar os arquivos lá. De tempo em tempo ele sincroniza tudo que está dentro dela em nuvem.

SINCRONIZAR A PASTA MEUS DOCUMENTOS COM A NUVEM

Se você usa o Dropbox, ou outro serviço em nuvem, um bom pontapé inicial para a criação da rotina acima é colocar a pasta Meus documentos em Nuvem.

Exemplo: Após instalado, o aplicativo do Dropbox cria uma pasta chamada Dropbox. Ao colocar arquivos dentro dela, são sincronizados com a nuvem. Essa pasta fica na parte Favoritos do Windows Explorer. Dentro dela, crie a pasta Documentos.

img1

 

 

Clique com o botão direito nos Meus Documentos, vá em Local. Copie e cole o caminho da pasta do Dropbox. O caminho padrão dela é: C:\Users\nome do seu usuário\Dropbox\Documentos. Verifique se está como na imagem abaixo (onde está Shodan, deve aparecer o nome do seu usuário do Windows). Clique em Aplicar

img2

O Windows perguntará se você quer mover todos os arquivos que estão no local antigo para o novo, clique em Sim. Tudo que estava na pasta Meus Documentos foi transferido para a nova localizada dentro da pasta Dropbox. Da próxima vez que o Dropbox sincronizar, os arquivos salvos na pasta agora estarão na nuvem.

img3

 

USAR A NUVEM COMO UMA FERRAMENTA COLABORATIVA

Use o armazenamento em nuvem para facilitar o envio e recebimento de arquivos como esses. O OneDrive, por exemplo, permite você compartilhar os documentos com outras pessoas e edite-os.

Para isso, dentro do serviço clique com o botão direito em cima do arquivo e vá em compartilhar.

img4

Gostou das dicas? Aproveite. Armazene com segurança seus arquivos!

Fonte: Baboo

 

 

 

Autor: MGF Arte Criação de Sites