Como encontrar a melhor hashtag para suas mídias sociais

Uma hashtag é uma palavra ou frase que vem após uma marca de hash ou um sinal de libra (#) e é usado em plataformas de redes sociais para agrupar mensagens relacionadas ao mesmo tópico.

O uso das hashtags se iniciou na plataforma Twitter, mas muitas outras mídias sociais seguiram o exemplo, adicionando a funcionalidade hashtag para permitir aos usuários encontrar mensagens relacionadas a tópicos específicos.

Na verdade, a lista de sites de redes sociais atualmente usando hashtags é extensa: Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Google+, YouTube, Tumblr e Vine.

As hashtags são muito importantes para as pequenas empresas principalmente, pois garantem, de maneira eficiente, a visibilidade em seu conteúdo…

Mas a grande pergunta é: como encontro as melhores hashtags para o meu conteúdo?

 
Use uma ferramenta hashtag

Se você está começando agora, pode parecer que a caçada às hashtags certas nunca vai acabar. Há diversas ferramentas para ajudar a simplificar a pesquisa do hashtag coletando dados de uso, compartilhando métricas de popularidade e dando-lhe a oportunidade de explorar os significados de certas hashtags. As ferramentas são:

- Hashtags.org - Uma ferramenta de análise do hashtag que permite pesquisar hashtags, explorar tendências e encontrar definições para opções populares.

- Hashtagify.me - Um mecanismo de pesquisa hashtag que analisa a eficácia das hashtags para que você possa encontrar as melhores hashtags para alcançar seu público.

- Trend – Uma ferramenta para explorar o que está acontecendo no Twitter e por que é uma tendência.

- Trendsmap – Esta ferramenta rastreia o que está acontecendo no Twitter globalmente, nacionalmente e localmente.

Você pode usar uma combinação de ferramentas para obter uma visão abrangente e comparar os resultados para se certificar de que a informação que você está coletando é precisa.

 
Crie a hashtag de sua marca

Outra opção quando se trata de hashtags é criar a sua própria hashtag, podendo utiliza-la repetidamente para promover a sua empresa e conteúdo.

Normalmente, as melhores hashtags, neste caso, são as únicas e diretamente relacionado à sua marca. Um exemplo disso é #mgfarte. Criamos a hashtag para Twitter e Instagram.

 
Acompanhe a concorrência

Podemos aprender muito com nossos concorrentes em negócios, e a pesquisa com hashtag é um excelente exemplo disso. Embora você, obviamente, não queira copiar o que seus concorrentes estão fazendo, mantenha-se atento as hashtags utilizadas para poder inspirar.

Quando você tem uma lista de possíveis hashtags, é hora de colocá-los à prova. Uma prática recomendada comum é não usar mais de três hashtags por postagem; na verdade, uma ou duas hashtags por publicação são ótimas.

O uso das hashtags tem se tornado cada dia mais importante para as pequenas e grandes empresas, mas o conteúdo, desenvolvimento de site e design não podem ser deixados para trás.  O primeiro passo está na criação e desenvolvimento do seu site, para depois analisá-lo e coordená-lo da melhor maneira possível.

Autor: MGF Arte Criação de Sites