A psicologia das cores para o web design

De acordo com pesquisas levamos apenas alguns segundos para que possamos formar uma primeira impressão sob uma pessoa. Com sites, não é diferente.

A primeira impressão que um usuário recebe do seu site depende de muitos fatores: estrutura, espaçamento, fontes e, claro, as cores e combinações de cores exibidas em sua página.

Mas afinal, o que é a psicologia da cor?

O cérebro humano desempenha um papel importante na percepção da cor. De fato, embora tendamos a pensar na cor como um objeto físico, na verdade é um fenômeno psicológico. A pesquisa científica sugere que nossa percepção da cor é controlada muito mais por nossos cérebros do que por nossos olhos.

Os pesquisadores afirmam que a forma como associamos certas cores a sentimentos ou eventos específicos é em parte o resultado da evolução. Por exemplo, poucas pessoas escolhem o ‘marrom’ como uma cor favorita por causa de sua associação com o lado negativo, de ‘podridão’ e ‘feio’.

Ao criar um site, usabilidade e estética são, sem dúvida, elementos-chave a considerar, mas a criação de um site bonito e fácil de navegar não é suficiente para alcançar uma taxa de conversão de primeira classe.

Na verdade, codificação de cores desempenha um papel central na definição de seu site para o sucesso. Como dito, cores e combinação de cores podem ter um enorme impacto sobre como os usuários reagem e agem em um site.

Em geral, os sites exibem cores neutras e cores principais. As cores neutras como preto, branco e cinza são normalmente usadas para o fundo, enquanto as cores mais brilhantes são usadas para detalhes e outros elementos de primeiro plano.

Além disso, as cores neutras são consideradas trendy e minimalistic e são associadas com progresso e tecnologia.

Os pesquisadores afirmam que as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, têm as maiores taxas de conversão. Verde também é uma excelente opção. Por outro lado, cores mais escuras como preto cinza escuro ou marrom têm uma taxa de conversão muito baixa e deve ser evitada de acordo com o site.

Autor: MGF Arte Criação de Sites