A importância das cores na criação de um site

Quando você cria um site para divulgar sua empresa, deve levar muito em consideração como trabalhar as cores no seu projeto. Elas podem afetar a forma como os visitantes navegam e compram em seu site.

Quer percebamos ou não, as cores têm o poder de evocar certas emoções. É por isso que os designers usam determinadas cores para determinados objetivos. Então, se você está pensado na criação de um site, ou  marca/logo confira algumas dicas.

Nós todos sabemos que há uma certa psicologia por trás das diferentes cores, e que em determinadas culturas simbolizam coisas diferentes. O mesmo é válido no design do site.

A cor é um dos elementos mais poderosos de seu projeto. Antes de usabilidade, antes de conteúdo, e antes mesmo de grandes produtos, as pessoas vão ver e sentir o seu esquema de cores. E, embora não inteiramente universal nos significados, elas pode ter um impacto enorme.

Vamos dar uma olhada em algumas das principais cores (primárias e secundárias). O que eles significam para os usuários da Internet ocidentais, e qual a mensagem que você está passando:

Vermelho
Vermelho tem múltiplos significados. Ela pode representar perigo, raiva ou romance. É uma cor de alta energia que reflete a urgência, e por isso muitas vezes é usado para simbolizar vendas.
É ousado, impetuoso, e chama a atenção.

Laranja
Laranja é outra cor que pode evocar emoções diferentes, dependendo de como ele é usado. Pode ser uma cor energética, simboliza a felicidade, ou mesmo a vitalidade. Laranja é frequentemente usado para criar um “clique aqui” apelando à ação.

Amarelo
Jovial e otimista, o amarelo é uma cor que, por vezes, não se traduz muito bem na web. Mas tons vibrantes desta cor pode fazer com que seu site tenha um frescor e chame a atenção da sua audiência.
A conotação negativa do uso de amarelo no projeto de criação do seu site,é que por vezes pode ser interpretado como uma cor enganosa.

Verde
O verde é uma cor com tantas conotações, especialmente em webdesign. Ele pode simbolizar a natureza, quando utilizado para produtos de beleza, ou pode ser um símbolo de riqueza. É uma das cores mais fáceis para o olho processar, e talvez seja por isso que é tão amplamente utilizado.

Azul
É uma cor calma / tranqüila, tons de azul são freqüentemente usados ​​para criar uma sensação de confiança e lealdade à marca. Muitas empresas como bancos, por exemplo, usam azul em seu projeto web.

Roxo
Tons de roxo são usados ​​para refletir coisas diferentes em design. Roxo é muitas vezes associada com a realeza e riqueza. Ele também é usado no mundo do varejo e beleza para acalmar e, que muitas vezes é por isso que é caracterizada em produtos anti-envelhecimento.

Rosa
Jovem, divertido e emocionante, rosa pode simbolizar toda uma série de emoções. Ele é frequentemente usado em sites destinados a jovens mulheres e mães. É romântico e feminino por isso tem um mercado-alvo muito claro em mente.

Branco
Branco é uma escolha interessante para um projeto de website. Ele reflete a pureza e limpeza. Designers falam em usar ‘espaço em branco’ para aprimorar o seu trabalho. Essa cor é fresca, aberta, convidativa tornando-se uma ótima opção para um site moderno.

Preto
Muito parecido com vermelho, preto pode representar uma série de coisas – especialmente na criação de um site. É muitas vezes visto como um tom poderoso, forte, aquele que é usado para produtos de luxo. Mas o lado negativo pode parecer vazio de emoção. Esta é talvez uma cor que você deve usar com moderação em seu site.

Cinza
O cinza é uma cor neutra, e que pode parecer conservadora e formal. Sites elegantes usam esta cor para mostrar sua autoridade e refletem a alta qualidade de seus produtos. É usado principalmente como cor de fundo, pois é desprovido de qualquer calor.

Marrom
Confiável, natural e estável, o marrom é uma cor que divide designers. Alguns o vêem como uma cor opaca a ser evitado, enquanto outros vão aproveitar o fato de que pode caracterizá-lo como saudável e confiável.

Então, nós sabemos o que essas cores significam, mas qual o impacto que eles  têm sobre o comportamento do consumidor?

Dependendo de seus produtos, bem como o tipo de cliente que você deseja atrair, é possível recorrer a estes usuários através dos esquemas de cores e variações que você emprega em seu site de comércio eletrônico.

Por exemplo, se você pode apelar para os compradores de impulso usando vermelhos e laranjas, azuis reais, e negros. Como já discutimos estas cores mostram um senso de urgência e de vendas.
Se você estiver olhando para direcionar os clientes ao orçamento o verde é uma boa escolha.
Finalmente, os compradores “tradicionais” podem ser direcionados com paletas de cores mais claras e mais suaves. Azuis e tons de rosa são tradicionalmente usados ​​por sites de roupas, dando uma sensação de calma e tranquilidade.
É surpreendente como cada cor pode significar algo diferente dependendo de seu contexto. E essa é a coisa mais importante para se lembrar.

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Autor: MGF Arte Criação de Sites